Blog

Imposto de Renda: Contribuinte que optar por receber restituição por Pix terá prioridade

A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (27) as regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) de 2023, que tem como base o ano de 2022. O período de entrega será entre 15 de março e 31 de maio. Para facilitar a entrega do documento, a Receita fez, neste ano, algumas mudanças, como a disponibilização da declaração pré-preenchida desde o primeiro dia do prazo de entrega.

A expectativa da Receita é receber até 39,5 milhões de declarações até o fim do prazo, das quais, 25% pré-preenchidas.

O pagamento das restituições começa em 31 de maio e foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, de acordo com a data de entrega da declaração. Têm prioridade no recebimento da restituição idosos com idade igual ou superior a 80 anos, idosos a partir de 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda é o magistério.

Veja as diferenças entre trabalho temporário e trabalho intermitente

Você sabia que há vários tipos de contratos de trabalho? Sabe distinguir o que é um trabalho temporário de um intermitente? Pois saiba que desde a Reforma Trabalhista de 2017 a forma de contratação recebeu mudanças visando estimular a geração de emprego. 

A contratação de trabalho temporário é algo muito utilizado pelas empresas, principalmente durante datas comemorativas de fim de ano, quando o volume de vendas tende a aumentar. 

O que é o trabalho temporário?

Um contrato de trabalho temporário é um regime de contratação em que uma atividade ocorre por uma pessoa física com o intuito de suprir as funções de um cargo em uma empresa durante um período máximo de 180 dias, podendo ser prorrogável por mais 90. 

O contrato de trabalho temporário também é mais vantajoso quando o empregador precisa substituir um profissional por um tempo determinado e que retornará em breve.

O que é o trabalho intermitente?

Conheça os Projetos que vão impactar à área contábil

Existem diversos Projetos de Lei que influenciam na área da contabilidade que foram votados em 2022 e devem ter andamento em 2023, portanto, é preciso que todos os contadores conheçam esses projetos.

A área contábil passa por diversas mudanças constantemente, um contador deve sempre estar atualizado sobre possíveis mudanças para cumprir seu trabalho e evitar imprevistos.Projetos de Lei que influenciam a contabilidade e serão votados em 2023

Veja abaixo quais são os principais Projetos de Lei que influenciam a contabilidade e devem ser votados em 2023:

  • Novo Limite de Faturamento para o MEI e  empresas do Simples Nacional 

Sabemos que os pequenos negócios são maioria no Brasil, portanto, também são a maioria dos clientes de escritórios de contabilidade.

Portanto, MEIS e as empresas do Simples Nacional devem receber uma atenção especial dos contadores. 

O PLP 108/2021 busca aumentar o limite do MEI, autorizar a contratação de até 2 funcionários para o MEI e aumentar o limite para enquadramento no Simples Nacional.

O PLP 108/21 vai impactar a contabilidade brasileira, ele já foi aprovado no Senado Federal e está aguardando votação no Plenário da Câmara, se aprovado, terá validade em 2023.

Tudo indica que o projeto será aprovado esse ano, mas, pela importância, listamos ele como um dos mais significativos para contabilidade em 2023.

5 dicas para abrir o próprio negócio

Ser o único responsável por um negócio é a realidade de muitos brasileiros: de acordo com dados do IBGE divulgados este ano, 77,4% das empresas que entraram no mercado em 2019 são compostas apenas pelo proprietário ou sócio. 

Dentro desse contexto, manter o empreendimento funcionando é um desafio. Segundo esse mesmo levantamento, apenas 32,1% das empresas nascidas em 2014 sem assalariados conseguiram seguir em atividade cinco anos depois, em 2019. Quando analisadas companhias com 10 trabalhadores ou mais, esse percentual dobra, chegando a 64,5%.

Diante desse cenário, programas voltados a atender empreendedores nessa situação são importantes aliados para manter seus negócios sustentáveis.

De acordo com Maicon Canever, gestor de inovação na Associação Beneficente Abadeus e mentor da Chamada de Impacto, do Impact Hub Floripa, a responsabilidade integral da operação de um negócio é um desafio, mas o perfil empreendedor faz a diferença.

“Ainda que estejam na posição de serem os únicos responsáveis por tocar as operações e precisarem dar conta de demandas diversas, o perfil empreendedor desses proprietários faz a diferença. Eles já têm a mentalidade certa para empreender, apenas precisam de orientação para tomar as melhores decisões e aproveitar de boas ferramentas para terem ganhos de produtividade", pontua.

Para ajudar empreendedores que estão começando e não contam com funcionários em suas empresas, Canever listou 5 práticas fundamentais que devem ser tomadas para a sustentabilidade dos negócios.

Contabilidade 2023: Conheça os Projetos que vão impactar à área contábil

Existem diversos Projetos de Lei que influenciam na área da contabilidade que foram votados em 2022 e devem ter andamento em 2023, portanto, é preciso que todos os contadores conheçam esses projetos.

A área contábil passa por diversas mudanças constantemente, um contador deve sempre estar atualizado sobre possíveis mudanças para cumprir seu trabalho e evitar imprevistos.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba quais são os Projetos de Lei que influenciam diretamente a contabilidade e que devem ser votados em 2023.

Boa leitura!

Projetos de Lei que influenciam a contabilidade e serão votados em 2023
Veja abaixo quais são os principais Projetos de Lei que influenciam a contabilidade e devem ser votados em 2023:

  • Novo Limite de Faturamento para o MEI e  empresas do Simples Nacional